Temperos, especiarias e plantas aromáticas

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    MANJERICÃO (Ocimum basilicum)

    Família: Labiatae Uso medicinal: tem propriedades tônicas e digestivas, além de antissépticas. Pode ser utilizado também como repelente de insetos. Uso culinário: para tempero de carnes, molhos de tomate, peixes e aves. Deve ser utilizado fresco, pois quando seco perde o aroma das folhas.  Aromatiza e dá sabor aos pratos, sendo um ingrediente muito utilizado em pizzas. É recomendável utilizar sempre ao fim do cozimento para manter o sabor de suas folhas. Para conservar esse tempero é possível colocar as folhas em recipiente imersa em óleo comestível. Parte usada: folhas. Cultivo: Prefere o clima quente e locais sombreados, com muita luz natural mas sem incidência solar direta. Regar quando o…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    MELISSA ou ERVA-CIDREIRA (Lippia alba)

    Família: Verbenaceae Uso medicinal: indicada para pressão alta, dor de cabeça (de origem nervosa), nervosismo, insônia e má digestão. Parte usada: folhas (chás). Cultivo: Arbusto nativo na América do Sul (Brasil), vegeta em terrenos arenosos às margens de rios, lagos e açudes, em locais de clima tropical, sub-tropical ou temperado. Seu cultivo pode ser feito portanto, em praticamente todo o país, embora não goste muito de excesso de calor ou de frio. É sensível a geadas mas consegue rebrotar quando a temperatura aumenta na primavera. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Adube periodicamente com NPK 10:10:10 e esterco de aves bem curtido. Propagação: por estacas…

  • Molho Su
    Receitas,  Receitas com Soja,  Saladas e molhos,  Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    Molho su uma explosão de sabores agridoces

    Molho su uma explosão de sabores agridoces Molho su uma explosão de sabores agridoces, uma preparação agridoce que combina vinagre de arroz, açúcar, e molho de soja, tem suas raízes profundamente entrelaçadas na culinária asiática. Originando-se no Japão, onde é conhecido como “Su”, esse condimento versátil tem sido um elemento essencial na cozinha japonesa há séculos. Tradicionalmente, o molho Su era utilizado como um tempero para pratos de sushi, ajudando a realçar o sabor do peixe fresco e equilibrando os sabores do arroz. Com o tempo, o molho Su expandiu sua presença para além das fronteiras japonesas, encontrando seu lugar em diversas cozinhas asiáticas e internacionais. Sua simplicidade e capacidade…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    ORÉGANO ou ORÉGÃO (Origanum vulgare)

    Família: Lamiaceae Uso medicinal: indicada no tratamento contra caspa, tem propriedades antissépticas, analgésica, diuréticas, além de expectorante e sedativas. Uso culinário: as folhas são muito aromáticas e podem ser utilizadas frescas ou secas em pizzas, massas em geral, carnes, saladas e refogados. Parte usada: folhas Cultivo: herbácea nativa na região do Mediterrâneo, de pequeno porte e que pode ser cultivada em vasos em locais protegidos do frio. Precisa de sol pleno e deve ser regada quando o solo estiver seco. O solo deve ser leve e rico em matéria orgânica. Aplique periodicamente NPK 15:15:15 e farinha de ossos. Propagação: por sementes ou desentouceiramento.

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    SALSA (Petroselinum hortense)

    A salsa, salsinha ou perrexil (Petroselinum crispum) é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm com pequenas flores verdes amareladas. O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. A planta é originária da Europa. À salsa também se atribuem propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. A variedade de salsa grande Petroselinum crispum tuberosum, possui uma raiz engrossada axonomorfa, parecida com a cherivia, que se consome como hortaliça crua ou cozida. Esta variedade…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    SÁLVIA (Salvia officinalis)

    Família: Labiatae Uso medicinal: auxiliar da digestão, sudorese excessiva das mãos e axilas, escaras de decúbito, feridas, piolhos, aftas, menstruação dolorosa, distúrbios da menopausa, mau hálito, afecções da boca (gengivas ulceradas ou com sangramento e aftas), dentes manchados. Uso culinário: tempero para carne de porco, ganso, pato, peixes gordurosos, recheios e queijos, pratos gordurosos.Chá. Parte usada: folha e sumidade florida.