Temperos, especiarias e plantas aromáticas

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    MANJERICÃO (Ocimum basilicum)

    Família: Labiatae Uso medicinal: tem propriedades tônicas e digestivas, além de antissépticas. Pode ser utilizado também como repelente de insetos. Uso culinário: para tempero de carnes, molhos de tomate, peixes e aves. Deve ser utilizado fresco, pois quando seco perde o aroma das folhas.  Aromatiza e dá sabor aos pratos, sendo um ingrediente muito utilizado em pizzas. É recomendável utilizar sempre ao fim do cozimento para manter o sabor de suas folhas. Para conservar esse tempero é possível colocar as folhas em recipiente imersa em óleo comestível. Parte usada: folhas. Cultivo: Prefere o clima quente e locais sombreados, com muita luz natural mas sem incidência solar direta. Regar quando o…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    MELISSA ou ERVA-CIDREIRA (Lippia alba)

    Família: Verbenaceae Uso medicinal: indicada para pressão alta, dor de cabeça (de origem nervosa), nervosismo, insônia e má digestão. Parte usada: folhas (chás). Cultivo: Arbusto nativo na América do Sul (Brasil), vegeta em terrenos arenosos às margens de rios, lagos e açudes, em locais de clima tropical, sub-tropical ou temperado. Seu cultivo pode ser feito portanto, em praticamente todo o país, embora não goste muito de excesso de calor ou de frio. É sensível a geadas mas consegue rebrotar quando a temperatura aumenta na primavera. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Adube periodicamente com NPK 10:10:10 e esterco de aves bem curtido. Propagação: por estacas…

  • Molho Su
    Receitas,  Receitas com Soja,  Saladas e molhos,  Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    Molho su uma explosão de sabores agridoces

    Molho su uma explosão de sabores agridoces O molho Su, uma preparação agridoce que combina vinagre de arroz, açúcar, e molho de soja, tem suas raízes profundamente entrelaçadas na culinária asiática. Originando-se no Japão, onde é conhecido como “Su”, esse condimento versátil tem sido um elemento essencial na cozinha japonesa há séculos. Tradicionalmente, o molho Su era utilizado como um tempero para pratos de sushi, ajudando a realçar o sabor do peixe fresco e equilibrando os sabores do arroz. Com o tempo, o molho Su expandiu sua presença para além das fronteiras japonesas, encontrando seu lugar em diversas cozinhas asiáticas e internacionais. Sua simplicidade e capacidade de acentuar o sabor…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    ORÉGANO ou ORÉGÃO (Origanum vulgare)

    Família: Lamiaceae Uso medicinal: indicada no tratamento contra caspa, tem propriedades antissépticas, analgésica, diuréticas, além de expectorante e sedativas. Uso culinário: as folhas são muito aromáticas e podem ser utilizadas frescas ou secas em pizzas, massas em geral, carnes, saladas e refogados. Parte usada: folhas Cultivo: herbácea nativa na região do Mediterrâneo, de pequeno porte e que pode ser cultivada em vasos em locais protegidos do frio. Precisa de sol pleno e deve ser regada quando o solo estiver seco. O solo deve ser leve e rico em matéria orgânica. Aplique periodicamente NPK 15:15:15 e farinha de ossos. Propagação: por sementes ou desentouceiramento.

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    SALSA (Petroselinum hortense)

    A salsa, salsinha ou perrexil (Petroselinum crispum) é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm com pequenas flores verdes amareladas. O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. A planta é originária da Europa. À salsa também se atribuem propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. A variedade de salsa grande Petroselinum crispum tuberosum, possui uma raiz engrossada axonomorfa, parecida com a cherivia, que se consome como hortaliça crua ou cozida. Esta variedade…

  • Temperos, especiarias e plantas aromáticas

    SÁLVIA (Salvia officinalis)

    Família: Labiatae Uso medicinal: auxiliar da digestão, sudorese excessiva das mãos e axilas, escaras de decúbito, feridas, piolhos, aftas, menstruação dolorosa, distúrbios da menopausa, mau hálito, afecções da boca (gengivas ulceradas ou com sangramento e aftas), dentes manchados. Uso culinário: tempero para carne de porco, ganso, pato, peixes gordurosos, recheios e queijos, pratos gordurosos.Chá. Parte usada: folha e sumidade florida.