Sopas, caldos e cremes

  • Caldinho de feijão
    Sopas, caldos e cremes

    Caldinho de feijão

      O caldinho de feijão é uma iguaria culinária típica da culinária brasileira, especialmente popular em regiões como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, mas também apreciada em todo o país. Sua origem remonta à tradição da culinária brasileira, que valoriza o feijão como um alimento básico e versátil. Não há uma história específica que relate a origem exata do caldinho de feijão, mas é provável que tenha surgido da prática comum de fazer feijão comum e, em seguida, aproveitar o caldo resultante para criar uma sopa ou caldo mais leve e nutritivo. Por ser uma preparação simples e econômica, o caldinho de feijão se tornou parte integrante…

  • Sopas, caldos e cremes

    Caldo de mandioca mineiro

    Ingredientes: 2 kg de mandioca 500 g de músculo ou patinho 1 cebola sal com alho e colorau cheiro verde picado bem pequenininho Modo de preparar: Cozinhe a mandioca. Reserve. Cozinhe a carne e desfie com um garfo. Em uma panela grande coloque a carne desfiada com um pouco de água pra ferver. Bata a mandioca no liquidificador e misture à carne. Se quiser deixe uns pedacinhos de mandioca inteiros ou mal amassados no meio do caldo. Sirva bem quente salpicado com o cheiro verde.

  • Sopas, caldos e cremes

    Caldo Verde

    Ingredientes: 2 batatas médias 1 tablete de caldo de legumes 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de sal 5 xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras Modo de preparo: Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de legumes, azeite, água e sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos até a batata desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou choutonas.

  • Sopas, caldos e cremes

    Creme de feijão

    Ingredientes: 2 xícaras (chá) de feijão preto cozido ¾ xícaras (chá) de caldo de feijão 4 colheres (sopa) de azeite 1 cebola média picada 2 dentes de alho picado 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas 2 folhas de louro ½ tablete de caldo de carne esfarelado ½ tablete de caldo de feijão Pimenta calabresa a gosto Modo de preparar: Numa panela com o azeite, refogue a cebola, o alho, o louro, os tabletes de caldo, a pimenta calabresa e o alho poró até que ele fique transparente. Junte o feijão cozido com o caldo. Retire as folhas de louro e bata tudo no liquidificador. Volte com o…

  • Sopas, caldos e cremes

    Creme de folha de couve-flor

    Ingredientes: 5 xícaras (chá) de folhas de couve flor 1 xícara (chá) de cebola 1 xícara (chá) de leite desnatado 1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de queijo ralado 1 colher (sopa) de farinha de trigo sal a gosto Modo de preparar: Lave as folhas de couve flor e pique-as muito bem. Em uma panela, refogue a cebola no azeite, até dourar. Junte as folhas picadas e o sal. Misture bem. À parte, misture o queijo ralado, a farinha, o leite e a água. Adicione a mistura ao refogado mexendo bem até o creme encorpar, deixe cozinhar.

  • Entradas,  Pratos com Legumes,  Pratos light,  Pratos vegetarianos,  Sopas, caldos e cremes

    Creme de tomates

    Ingredientes: 2 kg de tomates maduros 3 xícaras (chá) de leite desnatado 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (chá)  de açúcar 2 gemas sal Limpe os tomates, coloque-os numa panela com água suficiente para cobri-los, cozinhe por 30 minutos, sem rompe-los, Retire e escorra a água. Bata os tomates no liquidificador até obter uma pasta, peneire  e despeje em uma panela. Junte 2 ½ xícaras (chá) de leite, o azeite de oliva, o açúcar e o sal. Cozinhe por 5 minutos, sem parar de mexer. Reserve. Bata no liquidificador as gemas e o restante do leite por 3 minutos. Adicione á sopa, misture e cozinhe por mais…

  • Pratos com Legumes,  Pratos vegetarianos,  Sopas, caldos e cremes

    Ensopado de vegetais

    Ingredientes: 2 colheres (sopa) azeite de olivia 3 cebolas médias 2 dentes de alho ½ xícara (chá) de molho de tomate ½ xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de milho verde cozido 1 xícara de ervilhas Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 batatas descascadas 2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado 1 xícara de leite Modo de preparar: Faça um refogado o azeite, a cebola e o alho. Adicione as batatas e mexa. Ponha o molho de tomate, a água, o milho, as ervilhas, o sal e a pimenta. Tampe e cozinhe em fogo brando por meia hora. Junte o queijo ralado, o leite e dê uma misturada. Cozinhe…

  • Acompanhamentos,  Sopas, caldos e cremes

    Quibebe

    Ingredientes: 2 kg de abóbora madura 1 colher de sopa de azeite 2 cebolas picadas Alho amassado Salsa picada a gosto Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo: Descasque a abóbora e corte em pedaços. Leve ao fogo em uma panela com azeite, a cebola, o alho e a salsa picada;. Tempere com sal e pimenta. Junte duas xícaras de água e cozinhe em fogo brando, com a panela tampada. Se necessário, pingue mais água até amaciar a abóbora. Quando estiver bem macia, sirva quente, acompanhando de arroz branco. Delícia, minha avó fazia sempre!

  • Entradas,  Pratos light,  Sopas, caldos e cremes

    Sopa de abóbora moranga e laranja

    Ingredientes: l cebola ralada l dente de alho amassado ½  moranga picada l batata picada l copo (americano)  de suco de laranja 2 colheres (sopa) de azeite de oliva l ramo de alecrim fresco Sal a gosto Modo de preparar: Aqueça o azeite de oliva  numa panela e doure a cebola e o alho. Acrescente a abóbora, a batata, o suco de laranja, o sal e 4 copos de água. Cozinhe por 30 minutos ou até que os legumes estejam macios. Deixe o ensopado esfriar por uns 10 minutos. Despeje  no liquidificador e  bata até obter um creme. Sirva em pratos de sopa enfeitados com ramos de alecrim. Dicas de…

  • Pratos light,  Sopas, caldos e cremes

    Sopa de alface

    Ingredientes: 2    pés de alface em tiras finas 4 colheres (sopa) de azeite de oliva l cebola ralada l litro de caldo de galinha 3    colheres (sopa) de creme de leite light 3 fatias de pão de fôrma integral cortadas em cubos pequenos Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparar: Aqueça metade do azeite de oliva numa panela e doure a cebola. Refogue a alface por 3 minutos e acrescente o caldo de galinha, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe por 10 minutos. Misture o creme de leite e retire.  Aqueça o azeite de oliva restante numa frigideira e frite os pães, depois, distribua-os sobre a sopa.